Descubra como aumentar o alcance da sua marca na internet
A sua marca aparece nos principais resultados de buscas online do seu segmento de mercado?
Em um mundo cada vez mais conectado, ter uma presença online bem construída é fundamental para se destacar em meio aos seus concorrentes e aumentar a visibilidade da sua marca.
Por isso, o marketing digital é importante para todos os tipos de negócio, sejam eles online ou não.
Mas você sabe como usar as suas estratégias de forma eficiente?
Para te ajudar, selecionamos as 7 dicas de marketing digital que vão impulsionar o seu alcance na internet e aumentar as suas vendas.
Continue lendo esse post!
O que é marketing digital?
Pela tela de celulares, tablets e computadores, realizamos grande parte das nossas tarefas do dia a dia.Acessamos a internet para falar com parentes e amigos, pesquisamos sobre diversos assuntos, usamos aplicativos para nos locomover pela cidade e nos informarmos sobre o que acontece em todo o mundo em tempo real.
Por isso, é natural que, antes de realizar uma compra, as pessoas também usem o meio digital para se informar mais sobre os produtos e serviços disponíveis no mercado.
É nesse momento que o marketing digital entra em ação.
De forma resumida, podemos definir o marketing como um conjunto de ações estratégicas para atrair, comunicar, construir uma imagem e se relacionar com o seu público-alvo. Mas algumas estratégias de marketing são específicas para o ambiente digital.
Utilizando plataformas e ferramentas da internet, é possível veicular campanhas, divulgar conteúdos e conversar de forma mais eficiente e direta com seus clientes.
Quer saber como explorar todas essas oportunidades?
Confira, a seguir, as nossas dicas de marketing digital!
Índice
- Identifique as personas do seu negócio
- Defina as suas palavras-chave
- Produza bons conteúdos
- Esteja presente nas redes sociais
- Crie um funil de vendas
- Promova os seus conteúdos
- Teste estratégias diferentes
1. Identifique as personas do seu negócio
Identificar quem são os potenciais compradores do seu produto ou serviço é o primeiro passo para desenvolver a sua estratégia de marketing digital.Parece complicado? Um exercício pode te ajudar.
Tente pensar nos seus clientes atuais, ou nos seus clientes ideais, e responder às seguintes perguntas:
Depois dessa análise, é a hora de sintetizar tudo isso em personagens fictícios que representam as expectativas e comportamentos do seu consumidor real.
- Existe uma predominância de gênero, profissão, idade e região onde eles moram?
- Quais os motivos que fazem essas pessoas encontrarem na sua marca a solução para um problema?
- Se você oferece mais de um tipo de produto ou serviço, consegue identificar as diferenças entre quem compra cada um deles?
A esses perfis de pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que você está divulgando damos o nome de personas.
Você pode entender mais a fundo sobre a construção das personas lendo o nosso guia prático de como criar uma persona para o seu negócio.
2. Defina as suas palavras-chave
Você já ouviu falar em palavra-chave? Elas são o conjunto de palavras, frases ou conceitos que sintetizam o ponto principal de um assunto.No marketing digital, as palavras-chave são usadas para orientar a construção de sites, posts de blog, landing pages, entre outros conteúdos.
Se você trabalhar essas palavras juntamente às técnicas de SEO, é bem provável que suas páginas fiquem bem posicionadas nos mecanismos de busca e recebam mais cliques.
Isso acontece porque quando uma pessoa acessa o Google, por exemplo, e procura por um determinado assunto, intuitivamente ela utiliza esses termos.
Ou seja, usar palavras-chave em seus conteúdos faz com que você atinja o público que está te procurando.
Por isso, é essencial que você conheça os principais termos relacionados ao seu negócio. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas de palavra-chave que tornam esse trabalho muito mais rápido e preciso.
3. Produza bons conteúdos
Como dito anteriormente, um conteúdo que utiliza as palavras certas terá maior chance de aparecer nos primeiros lugares de uma busca.Mas não basta fazer com que as pessoas cliquem no seu link, elas precisam se interessar pelo que vão encontrar ali. Ou seja, a base para uma boa estratégia de marketing digital está nos conteúdos de qualidade, bem produzidos e com informação útil.
Entregar as respostas que os usuários procuram é um fator determinante para criar um relacionamento com seu público-alvo e, possivelmente, convertê-los em clientes fiéis.
Dedique um tempo para encontrar as pautas e temas relevantes para a sua audiência. Pense em como o seu negócio pode ajudar essas pessoas a encontrarem soluções para os seus problemas.
Para que as suas ideias não se percam, é importante criar um calendário editorial de marketing. Nele, você reunirá todas as ações que pretende executar, estabelecerá prazos e metas e conseguirá organizar melhor o seu tempo.
4. Esteja presente nas redes sociais
Mesmo que o seu negócio não seja digital, as pessoas vão buscar informação sobre você na internet. E, se elas não te encontrarem, provavelmente, encontrarão seus concorrentes.Por isso, é fundamental que você esteja presente em todos os canais que seu público-alvo utiliza para consumir informação.
Além de sites e blogs, as redes sociais são um importante canal de divulgação e relacionamento com seus clientes.
Estar presente digitalmente é uma forma de conversar diretamente com seu público, gerar engajamento e identificação com a sua marca, responder dúvidas e fazer ofertas.
Ao construir uma relação de confiança com seus clientes e potenciais clientes, você faz com que eles sejam influenciadores poderosos em seus círculos de amigos, parentes e colegas de trabalho.
Lembre-se que todas as plataformas utilizadas para as suas estratégias de marketing digital devem estar alinhadas sob o discurso da marca. Portanto, tenha em mente qual é o tom de voz e o posicionamento da sua empresa.
5. Crie um funil de vendas
Você já ouviu falar sobre o funil de vendas?Essa estratégia é muito usada no Inbound Marketing e permite que você guie seu cliente em uma jornada de compras.
Para isso, você deve imaginar um funil composto por 4 etapas: atração, conversão, compra e encantamento.
Essas etapas representam os momentos pelos quais o seu potencial cliente passa antes de chegar intuitivamente até a solução que você pretende oferecer.
Explicando melhor, podemos dizer que antes de realizar uma compra as pessoas passam pelo seguinte caminho:
6. Promova os seus conteúdos
Depois de tanta dedicação para produzir bons conteúdos, não se esqueça de pensar em estratégias para promovê-los.São muitas as possibilidades de promoção de conteúdos na internet. Por isso, vale a pena entender mais sobre as estratégias de mídia paga, como anúncios em redes sociais e no Google Adwords, e as estratégias de tráfego orgânico, utilizando técnicas de SEO e redes sociais, como explicamos acima.
O interessante de investir em mídia paga é que ela permite a segmentação dos anúncios de acordo com um público específico. Ou seja, seus anúncios só serão exibidos para as pessoas que se encaixam no perfil das suas personas ou, em outras palavras, para seus potenciais compradores.
Para potencializar ainda mais o seu alcance, você pode aplicar, também, uma estratégia de transmedia.
Por exemplo, depois de publicar um post em seu blog, você pode divulgá-lo na página da sua marca no Facebook e convidar seus fãs para opinarem sobre o que leram.
Da mesma forma, ao finalizar um vídeo no Youtube, você pode sugerir que seus seguidores te acompanhem nas outras redes para receberem mais informações sobre o assunto.
O importante é garantir que o seu público receba os seus conteúdos e se mantenha engajado.
7. Teste estratégias diferentes
Mesmo que você tenha certeza de que uma estratégia vai dar certo, às vezes, ela não traz o resultado esperado. Por isso, tenha sempre um plano B para colocar em ação.Mude o título dos seus textos, trabalhe outras palavras-chave, divulgue de forma diferente nas redes sociais, faça anúncios diferentes.
Lembre-se sempre de registrar os dados relacionados a essas tentativas e analisar esses resultados.
Testar diferentes estratégias é uma ótima forma para conhecer o comportamento do seu público-alvo no ambiente digital. Com o tempo, suas ações serão cada vez mais efetivas.
Gostou dessas dicas de marketing digital e quer conhecer outras estratégia para aplicar em seu negócio? Confira nosso post com 11 estratégias de marketing para atrair mais clientes!
Por: Fabiana Duffles/Hotmart
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